Terceiro Passo: Posição dos Sons
Falar da posição do som é falar sobre a correspondência grafofonêmica, simplificando seria entender a relação entre letra e o seu som. Quando uma criança precisa decodificar um texto pelo som, necessariamente, ela precisará compreender o grafema e mentalmente escrever o que ouve, aos poucos ela irá perceber que a linguagem falada tem estreita relação com a linguagem escrita.
Inicialmente a criança precisa aprender que a letra é uma partícula sonora sem significado e somente quando acompanhada começa a apresentar certo sentido, as dificuldades de leitura muitas vezes iniciam com a falha no reconhecimento ou compreensão do material escrito.
É comum encaminharem para nós (psicopedagogos) crianças com substituições na fala do fonema e que muitas vezes acaba acontecendo também na escrita, ou seja, são crianças que têm dificuldades em realizar a correspondência grafofonêmica (letra x som = parte do som)
Apresentam trocas de letras, principalmente, com o grupo abaixo:
(/f/ x /v/; /s/ x /z/; /ch/ x /j/; /t/ x /d/;
/p/ x /b/; /k/ x /g/).
Temos
Embora temos muito a trabalhar com essas crianças o encaminhamento para um fonoaudiólogo é imprescindível extremamente benéfico à criança.
Certamente essa não é uma fase simples, muito pelo contrário, é bastante complexa se não for a mais complicada do processo de alfabetização, por isso precisamos do máximo de cuidado e atenção.
Atividades como:
- dizer quais ou quantos fonemas formam uma palavra;
- descobrir qual palavra está sendo dita(unindo os fonemas ouvidos);
- formar nova palavra omitindo fonemas.
Quem sou:
.
Comentários
Postar um comentário