Terceiro Passo: Posição dos Sons

 



Falar da posição do som é falar sobre a correspondência grafofonêmica, simplificando seria entender a relação entre  letra e o seu som. Quando uma criança precisa decodificar um texto pelo som, necessariamente, ela precisará compreender  o grafema e mentalmente escrever o que ouve, aos poucos ela irá perceber que a linguagem falada tem estreita relação com a linguagem escrita.

Inicialmente a criança precisa aprender que a letra é uma partícula sonora sem significado e somente quando acompanhada começa a apresentar certo sentido, as dificuldades de leitura muitas vezes iniciam com a falha no reconhecimento ou compreensão do material escrito.

É comum encaminharem para nós (psicopedagogos) crianças com substituições na fala do fonema e que muitas vezes acaba acontecendo também na escrita, ou seja, são crianças que têm dificuldades em realizar a correspondência grafofonêmica (letra x som = parte do som)

Apresentam trocas de letras, principalmente, com o grupo abaixo:

 (/f/ x /v/; /s/ x /z/; /ch/ x /j/; /t/ x /d/; /p/ x /b/; /k/ x /g/).

Temos

Embora temos muito a trabalhar com essas crianças o encaminhamento para um fonoaudiólogo é imprescindível extremamente  benéfico à criança.

Certamente essa não é uma fase simples, muito pelo contrário, é bastante complexa se não for a mais complicada do processo de alfabetização, por isso precisamos do máximo de cuidado e atenção.

Atividades como:

  • dizer quais ou quantos fonemas formam uma palavra;
  • descobrir qual palavra está sendo dita(unindo os fonemas ouvidos);
  • formar nova palavra omitindo fonemas.
Precisam ser estimuladas até que a criança compreenda os grafemas e fonemas de forma segura. Abaixo vou deixar um exemplo de atividade e bom trabalho a todas.


 




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Quem sou:


Maria Christina
Psicopedagoga/Pedagoga CBO 2394/25
Especialista em Produção de Materiais Pedagógicos
Design Instrucional


Após ler este artigo, que tal ler: Segundo Passo: Partes da Palavra

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