5 Passos para ensinar a Consciência Fonológica

Nos sabemos que assim que nasce um bebê, provavelmente,  ele receberá  vários estímulos sonoros e  precisará de um sistema auditivo e neurológico perfeito  para dar conta de realizar todas as operações necessárias para conectá-lo ao mundo exterior.

Esses bebês têm uma longa caminhada até estarem prontos para se aventurarem no jardim de infância. As fases preliminares em média segue o esquema abaixo:


Recém nascido
Assusta com som muito forte

3 meses
Responde motoramente aos sons e vozes

6 meses
Orienta-se em busca da direção do som, voz dos cuidadores, por exemplo. 

8 a 13 meses
Começa a compreender a sequência dos sons e entende pequenos contextos.

2-3 anos
Já discrimina ao fonemas, início da Consciência Fonológica.

A partir 3 anos
Já está com o sistema pronto para receber as regras fonológicas da língua nativa.

Como podemos perceber o processo é complexo e gradual, com a consciência fonológica “pronta” a criança começa a identificar e a perceber que a fala é  construida por um conjunto de frases, e que estas são constituídas por palavras, que por sua vez são compostas por sílabas e as sílabas por parcela única dotada de som específico, a letra.

A rota é mais ou menos assim:

1-Fala
2-Frase
3-Palavras
4-Sílabas 
5-Letra (som=fonema)

Existem 3 capacidades fundamentais  na consciência fonológica: 

Rima e da aliteração (repetição da mesma sílaba ou fonema no início/fim da palavra).
Sílaba (consciência silábica).
Fonema (consciência fonêmica).

 FASES DE DESENVOLVIMENTO

3 -4 anos
Identifica rima e aliterações
 
4 anos
Divisão  (simples) de palavras com e ou 3 sílabas;

5 anos
Identifica o som da palavra;

6 anos
Criança está praticamente pronta para alfabetização.

O desenvolvimento da consciência fonológica encontra-se intimamente ligado à  aprendizagem da leitura e da escrita, embora seja dividida em 3 habilidades, ao ensinar , incluímos mais duas competências:
  • Segmentação Fonêmica
  • Manipulação Fonêmica
Então temos 5 passos conforme a ilustração abaixo:
 





Pretendo comentar cada passo em post específico assim não ficará tao grande como o de hoje ficou (risos) . 

Para finalizar destaco alguns sinais de alerta deixados pelos pequeninos em fase pre-escolar e/ou 1°ano .


SINAIS IMPORTANTES 

PRE-ESCOLAR

  • Fala tardia.
  • Fala tipo “bebê “
  • Pronuncias incorretas, abaixo do esperado para a idade.
  • Dificuldade em acompanhar e decorar rimas e musiquinhas; 
  • Histórico familiar de fala tardia.
1º ANO 

  • Dificuldade em distinguir  os sons da língua 
  • Problemas para entender a divisão silábica e fonêmica.
  • Não compreende o sons das letras;
  • Dificuldade na escrita
  • Entendimento deficitário de algumas  principalmente, novas palavras 
  • Extrema dificuldade na leitura de pseudo palavras.
Espero ter ajudado de alguma maneira, continuem lendo o blog, siga no Instagram (@percurso.pesicopedagogia)  e página do Facebook (percurso.psicopedagogia).

Quem sou:

Maria Christina
Psicopedagoga/Pedagoga CBO 2394/25
Especialista em Produção de Materiais Pedagógicos
Design Instrucional


Após ler este artigo, que tal ler: Consciência  Fonológica na Aprendizagem. 




Comentários

Postagens mais visitadas