5 Passos para ensinar a Consciência Fonológica
Nos sabemos que assim que nasce um bebê, provavelmente, ele receberá vários estímulos sonoros e precisará de um sistema auditivo e neurológico perfeito para dar conta de realizar todas as operações necessárias para conectá-lo ao mundo exterior.
Esses bebês têm uma longa caminhada até estarem prontos para se aventurarem no jardim de infância. As fases preliminares em média segue o esquema abaixo:
Recém nascido
Assusta com som muito forte
3 meses
Responde motoramente aos sons e vozes
6 meses
Orienta-se em busca da direção do som, voz dos cuidadores, por exemplo.
8 a 13 meses
Começa a compreender a sequência dos sons e entende pequenos contextos.
2-3 anos
Já discrimina ao fonemas, início da Consciência Fonológica.
A partir 3 anos
Já está com o sistema pronto para receber as regras fonológicas da língua nativa.
Como podemos perceber o processo é complexo e gradual, com a consciência fonológica “pronta” a criança começa a identificar e a perceber que a fala é construida por um conjunto de frases, e que estas são constituídas por palavras, que por sua vez são compostas por sílabas e as sílabas por parcela única dotada de som específico, a letra.
A rota é mais ou menos assim:
1-Fala
2-Frase
3-Palavras
4-Sílabas
5-Letra (som=fonema)
Existem 3 capacidades fundamentais na consciência fonológica:
Rima e da aliteração (repetição da mesma sílaba ou fonema no início/fim da palavra).
Sílaba (consciência silábica).
Fonema (consciência fonêmica).
FASES DE DESENVOLVIMENTO
3 -4 anos
Identifica rima e aliterações
4 anos
Divisão (simples) de palavras com e ou 3 sílabas;
5 anos
Identifica o som da palavra;
6 anos
Criança está praticamente pronta para alfabetização.
O desenvolvimento da consciência fonológica encontra-se intimamente ligado à aprendizagem da leitura e da escrita, embora seja dividida em 3 habilidades, ao ensinar , incluímos mais duas competências:
- Segmentação Fonêmica
- Manipulação Fonêmica
Então temos 5 passos conforme a ilustração abaixo:
Pretendo comentar cada passo em post específico assim não ficará tao grande como o de hoje ficou (risos) .
Para finalizar destaco alguns sinais de alerta deixados pelos pequeninos em fase pre-escolar e/ou 1°ano .
SINAIS IMPORTANTES
PRE-ESCOLAR
- Fala tardia.
- Fala tipo “bebê “
- Pronuncias incorretas, abaixo do esperado para a idade.
- Dificuldade em acompanhar e decorar rimas e musiquinhas;
- Histórico familiar de fala tardia.
1º ANO
- Dificuldade em distinguir os sons da língua
- Problemas para entender a divisão silábica e fonêmica.
- Não compreende o sons das letras;
- Dificuldade na escrita
- Entendimento deficitário de algumas principalmente, novas palavras
- Extrema dificuldade na leitura de pseudo palavras.
Espero ter ajudado de alguma maneira, continuem lendo o blog, siga no Instagram (@percurso.pesicopedagogia) e página do Facebook (percurso.psicopedagogia).
Quem sou:
Quem sou:
Maria Christina
Psicopedagoga/Pedagoga CBO 2394/25
Especialista em Produção de Materiais Pedagógicos
Design Instrucional
Após ler este artigo, que tal ler: Consciência Fonológica na Aprendizagem.
Comentários
Postar um comentário