Consciência Fonológica na Aprendizagem
Sabemos que a consciência fonológica é a capacidade de refletir sobre os sons da fala, das silabas, rimas, aliterações, unidades intrassilábicas e fonemas, mas como desenvolver essa capacidade em algumas crianças que apresentam dificuldades nesta área?
Na verdade, este processo envolve várias habilidades cognitivas, portanto não deve ser entendida como se fosse única, mas como um grupo de habilidades que temos como avaliar e desenvolver.
Atividades de síntese, segmentação, identificação, produção, exclusão, transposição silábica e fonêmica podem garantir o acesso as diferentes habilidades, crianças que apresentam problemas na hora da alfabetização podem estar com dificuldades em uma ou mais áreas fonológicas.
Com certeza os pequenos brincam com os sons das palavras mesmo sem ter consciência de todo este processo, aproveitar esses momentos lúdicos para estimular o conhecimento consciente é uma medida pra lá de segura.
O método fônico de alfabetização, na minha opinião, é o mais eficaz pois prioriza
a aprendizagem dos sons das letras do alfabeto, iniciando pelas vogais e caminhando até as consoantes para,
depois, começar a construir sílabas e
palavras.
Esse é um caminho sem erros para trabalhar com as crianças
que possuem dificuldades com a consciência fonológica, mas lembrem-se sempre, nunca
devemos trabalhar sozinhas quando
tratamos de diagnósticos, sempre com a equipe multidisciplinar, neste caso a Fonoaudióloga.
Vou disponibilizar no blog mais informações de cada segmento do processo de construção da consciência fonológica, assim vamos juntos conhecer um pouco mais desse assunto tão importante para nós educadores.
Comentários
Postar um comentário