Quinto Passo: Manipulação Fonêmica
Como vimos as palavras são formadas por sílabas e as sílabas são formadas por som, aqui, a pergunta que cabe é: Será que nosso pequeno já sabe organizar esses som? É organizando-os que ele conseguirá manipulá-los e começar a formar novas palavras, como o exemplo da ilustração acima:
1ª Palavra
S A C O + L A = SACOLA
Provavelmente, ele já saberá também que a diferença entre bola e cola é o som inicial /b/ e /c/, portanto daqui pra diante a alfabetização se torna mais descomplicada e simples, mas ainda complexa, pois ele precisa dominar a separação (segmentação) de sílabas, perceber que o tamanho da palavra não tem relação com o simbolo (EX: formiga ), identificar semelhanças sonoras, rimar, substituir... enfim é um lindo, mas árduo caminho 😅.
Além de vários estudos demostrarem a importância da consciência fonológica para a aquisição da leitura e escrita, nós educadores, temos essa comprovação na pratica não é mesmo?? E podemos deduzir que lacunas neste processo podem (e vão) levar a atrasos na alfabetização.
Então nada melhor do que estimularmos com as atividades certas e percebendo algum problema que não há como sanar em sala de aula, o mais sensato a fazer é encaminhar para os profissionais como fonoaudiólogos e/ou psicopedagogos para que possam acompanhar mais profundamente o caso.
Tudo fica mais fácil resolver quando tratado precocemente, muitos são os caminhos para a alfabetização, mas como já falei há alguns posts, na minha opinião, o método fônico é os mais completinho para a alfabetização, lógico que cada profissional tem afinidade com certa metodologia, mas em se tratando de alfabetização acredito que não há outro tão eficaz.
Espero ter ajudado de alguma maneira, continuem lendo o blog, siga no Instagram e página do Facebook
Quem sou:
Comentários
Postar um comentário