Quinto Passo: Manipulação Fonêmica



 Chegamos no último passo para ensinarmos, desenvolvermos ou estimularmos a consciência fonológica. É nesse ponto que o futuro leitor deve ser capaz  de identificar sons individuais e manipulá-los.

Como vimos as palavras são formadas por sílabas e as sílabas são formadas por som, aqui, a pergunta que cabe é: Será que nosso pequeno já sabe organizar  esses som? É organizando-os que ele conseguirá manipulá-los e começar a formar novas palavras, como o exemplo da ilustração acima:

                                 1ª Palavra                             2ª Palavra

S A C O    + L A       =           SACOLA

Provavelmente, ele já saberá também que a diferença entre bola e cola é o som inicial /b/ e  /c/, portanto daqui pra diante a alfabetização se torna mais descomplicada e simples, mas ainda complexa, pois ele precisa dominar a separação (segmentação) de sílabas, perceber que o tamanho da palavra não tem relação com o simbolo (EX: formiga ), identificar semelhanças sonoras, rimar, substituir... enfim é um lindo, mas árduo caminho 😅.

Além de vários estudos demostrarem a importância da consciência fonológica para a aquisição da leitura e escrita, nós educadores, temos essa comprovação na pratica não é mesmo?? E podemos deduzir que lacunas neste processo podem (e vão) levar a atrasos na alfabetização.

Então nada melhor do que estimularmos com as atividades certas e percebendo algum problema que não há como sanar em sala de aula, o mais sensato a fazer é encaminhar para os profissionais como fonoaudiólogos e/ou psicopedagogos para que possam acompanhar mais profundamente o caso.

Tudo fica mais fácil resolver quando tratado precocemente, muitos são os caminhos para a alfabetização, mas como já falei há alguns posts, na minha opinião, o método fônico é os mais completinho para a alfabetização, lógico que cada profissional tem afinidade com certa metodologia, mas em se tratando de alfabetização acredito que não há outro tão eficaz.

Espero ter ajudado de alguma maneira, continuem lendo o blog, siga no Instagram e página do Facebook 


Quem sou:

Maria Christina
Psicopedagoga/Pedagoga CBO 2394/25
Especialista em Produção de Materiais Pedagógicos
Design Instrucional


Após ler este artigo, que tal ler: Quarto Passo: Segmentação Fonêmica


Comentários

Postagens mais visitadas