Segundo Passo: Partes da Palavra
PARTES DA PALAVRA OU SEGMENTAÇÃO FÔNICA
Este com certeza é um tópico muito relevante para nos educadores que buscamos, a cada dia mais, resolver os problemas que surgem na sala de aula, na própria sala de aula, é mais ou menos como dizem por ai roupa suja se lava em casa, neste caso em sala de aula 😂😂.
Mas por que relevante? Vamos lembrar o seguinte:
Conforme o elemento gráfico acima, podemos verificar que a consciência fono-lógica é a capacidade de REFLETIR a estrutura da palavra e seu som IDENTIFICAR o que é frase, palavra, sílaba, letra e lembrando que estamos falando de fonemas e não grafemas, e também MANIPULAR o fonema - seja segmentando-o, invertendo-o (transposição) ou excluindo-o para então chegar à produção.
Então como podemos perceber, a segmentação(parte das palavra) é o "pulo gato" para a criança entender que a fala pode ser segmentada e que suas partes podem ser manipuladas de forma a produzirem novas palavras.
Quando percebem esse processo e são estimuladas de forma adequada, possivelmente, serão alfabetizadas sem grandes problemas e desenvolverão as habilidades de leitura eficiente.
Há diversas atividades que trabalham a segmentação fonética, mas o jogo da palmas é muito eficaz ajudar essa separação de forma bem lúdica, vocês conhecem né?
Eu faço assim:
Material:
- Ficha com ilustrações simples (casa, bola, cola, sapato, gato, panela...)
- Quadro e/ou cartolina para escrever o número de silabas que cada palavra tem
Vamos começar com essa : (bola)
Agora vou repetir o nome bem devagar e vocês devem bater palmas em cada parte, em cada sílaba da palavra.
Quantas partes têm?
E assim sucessivamente até acabarem todas as fichas, o jogo é simples, mas seu efeito é fantástico.
Quem sou:
.
Comentários
Postar um comentário