Segundo Passo: Partes da Palavra

 

 PARTES DA PALAVRA OU SEGMENTAÇÃO FÔNICA 


Este com certeza é um tópico muito relevante para nos educadores que buscamos, a cada dia mais, resolver os problemas que surgem na sala de aula, na própria sala de aula, é mais ou menos como dizem por ai roupa suja se lava em casa, neste caso em sala de aula 😂😂.

Mas por que relevante? Vamos lembrar o seguinte:



Conforme o elemento gráfico acima, podemos verificar que a consciência fono-lógica é a capacidade de REFLETIR a estrutura da palavra e seu som IDENTIFICAR o que é frase, palavra, sílaba, letra e lembrando que estamos falando de fonemas e não grafemas, e também MANIPULAR o fonema - seja segmentando-o,  invertendo-o (transposição)  ou excluindo-o  para então chegar à produção.

Então como podemos perceber, a segmentação(parte das palavra) é o "pulo gato" para a criança entender  que a fala pode ser segmentada e que suas partes podem ser manipuladas de forma a produzirem novas palavras. 

Quando percebem esse processo e são estimuladas de forma adequada, possivelmente,  serão  alfabetizadas sem grandes problemas  e desenvolverão as habilidades de leitura eficiente. 

Há diversas atividades que trabalham a segmentação fonética, mas o jogo da palmas é muito eficaz ajudar essa separação de forma bem lúdica, vocês conhecem né?

Eu faço assim:

Material:

  • Ficha com ilustrações simples (casa, bola, cola, sapato, gato, panela...)
  • Quadro e/ou cartolina para escrever o  número de silabas que cada palavra tem 
Descrição da Atividade:

Consignia: Vamos ver quantas partes têm as palavras(desenho) que tem na ficha?

Vamos começar com essa :      (bola)

Agora vou repetir o nome bem devagar e vocês devem bater palmas em cada parte, em cada sílaba da palavra.

Quantas partes têm? 

E assim sucessivamente até acabarem todas as fichas, o jogo é simples, mas seu efeito é fantástico.

Espero ter ajudado de alguma maneira, continuem lendo o blog, siga no Instagram (@percurso.pesicopedagogia)  e página do Facebook (percurso.psicopedagogia).

Quem sou:

Maria Christina
Psicopedagoga/Pedagoga CBO 2394/25
Especialista em Produção de Materiais Pedagógicos
Design Instrucional


Após ler este artigo, que tal ler: Primeiro Passo: Rima e Aliteração

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