Quarto Passo: Segmentação Fonêmica



 

Como já vimos até aqui a  consciência fonológica está ligada ao desenvolvimento de várias habilidades da linguagem (falada), crianças que já as têm construídas reconhecem quando as palavras rimam e  conseguem observar as sílabas e  letras. Como sabemos também essas habilidades estão diretamente relacionada à capacidade de leitura e que àquelas que são pouco estimuladas em consciência fonológica,provavelmente, apresentam dificuldade de leitura.

As habilidades de conscientização fonológica incluem:
  •  Rima e alteração;
  •  Partes da palavra;
  •  Posição dos sons;
  •  Segmentação de fonemas;
  •  Manipulação de fonemas.

Agora a segmentação fonêmica é a habilidade de segmentar os sons dos fonemas, ou seja, é a capacidade de detectar e isolar os sons da palavra e quando um indivíduo consegue detectar, misturar, segmentar e manipular sons isolados em palavras, caracteriza a consciência fonética. Especialistas dizem que o mais alto nível das habilidades fonológicas é a identificação de um fonema.,  dizem que ele só se desenvolve depois que o indivíduo já é capaz de manipular palavras e sílabas. 
As habilidades como:
• Colocar sons juntos para fazer uma palavra falada;
• Segmentar os fonemas isoladamente quando é dada uma palavra falada;
• Fazer uma nova palavra manipulando um fonema (excluindo transpondo, adicionando)
O estimulo é necessário para a construção de uma base sólida para essas habilidades,  linguagem falada antecede a linguagem escrita, mas andam de mãos dadas e é imprescindível entender esse processo para uma alfabetização de sucesso.

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Quem sou:

Maria Christina
Psicopedagoga/Pedagoga CBO 2394/25
Especialista em Produção de Materiais Pedagógicos
Design Instrucional


Após ler este artigo, que tal ler: Terceiro Passo: Posição dos Sons


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