Primeiro Passo: Rima e Aliteração

Rima e Aliteração


A rima a grosso modo é a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras, ou seja,  é a associação entre os fonemas das palavras que podemos considerar como pares nos textos. Sua definiçãona Wikipédia é:

Rima é uma homofonia externa, em um sentido antigo, na tradição literária de língua portuguesa, constante da repetição da última vogal tônica do verso e dos fonemas que eventualmente a seguem.

Exemplo:

Hoje é domingo;

Pede cachimbo,

Cachimbo é barro;

Bate no Jarro,

O jarro é de ouro...


Já a aliteração é caracterizada pela repetição de sons consonantais em uma frasessão fonemas sons semelhantes ou iguais e, normalmente, estão presentes no começo da palavra, ao contrário das rimas. Eu gosto do conceito da Wikipédia é :

1 -A Aliteração é uma sequência de palavras com a mesma relação semântica

 2 - A aliteração vem sendo considerada recurso fônico de intensificação.

Exemplos:

  • “O rato roeu a roupa do rei de Roma.” – repetição da consoante “r”.
  • Quem com ferro fere com ferro será ferido.” – repetição da consoante “f”.

Não tenho a intenção aqui de ficar conceituando, pois trabalhamos com esse recurso é já sabemos de sua importância, mas retomar alguns pontos é relevante quando se trata de alfabetização;

 

1-     A descoberta do som é alicerce para  que a criança seja alfabetizada, e        essa descoberta precisa ser “consciente”

2-     Conhecer som de cada letra; (consciente)

3-     Combinar esses sons (consciente) para então

4-     Aprender montar frases.

 

Acredito que o método fônico aliado a musicalização infantil  é um caminho encantador para superar essa fase tão complexa que é a alfabetização.😃😃


Trabalhar a consciência fonológica é portanto fornecer um “solo seguro” para criança construir o seu repertório.



Vejamos outro exemplo:

Quem mora na casa torta sem janelinha e porta?

O gato que usa sapato e tem retrato no quarto;

A florzinha que dança de sainha;

O botão que toca vilão;

O elefante com rabinho de barbante;

E o pente com dor de dente.

 

Como podemos ver, existem grupos de sons que são trabalhados nesse pequeno trecho: “ato” “inha” “te” que criança começara a perceber que “gato”, “sapato” “retrato” e “quarto”, por exemplo, terminam com o mesmo som. 

Depois disso, poderá também perceber, que é o restante das letras(sons) que muda completamente o significado das palavras.

Recebo muitas crianças com problemas relacionados à consciência fonológica, mas não por portarem algo no processamento central auditivo, mas sim por falta de estimulo adequado na fase adequada, é mister aos educadores valorizar esse processo, a consciência fonológica na alfabetização é de extrema importância e a criança precisa (imperativo) receber estímulos no tempo correto, para então conseguir refletir, identificar e manipular os sons de sua língua nativa. 

Aprimorar as habilidades fonoaudiológicas dos pequenos através das rimas, aliterações, parlendas, músicas é uma forma lúdica de convida-las a aprender.


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Quem sou:

Maria Christina
Psicopedagoga/Pedagoga CBO 2394/25
Especialista em Produção de Materiais Pedagógicos
Design Instrucional


Após ler este artigo, que tal ler: 5 Passos para Ensinar Consciência Fonológica 

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