Recuperação de novo??
Quem nunca passou pela situação da ilustração acima não compreende o quão frustrante é, pais e responsáveis que já passaram por isso podem contar seus esforços para conseguirem a solução do problema.
De certo, cada caso é um caso, mas definir o que realmente está por trás da situação de não atingir o desempenho escolar não é tarefa simples pra ninguém.
São tantas as possibilidades a se levar em conta que muitas vezes é preciso de uma ajudinha extra e foi por isso que decidi tocar neste assunto aqui no blog.
Mil pensamentos passam pela cabeça...é preguiça! vai repetir! recuperação mais uma vez! ou ...é a escola que não ajuda! é essa professora que não dá atenção com a outra eu não tinha problemas!
Quando essa situação é frequente e não há uma tratativa adequada resulta em uma série de desentendimentos diários que desgastam, frustram e até mesmo adoece o ambiente familiar.
Parece simples resolver e as vezes até é, uma adequação aqui outra ali e as coisas retomam seus lugares, mas nem sempre é assim e neste caso confesso a vocês que somente perceber e reclamar não ajudará.
Para piorar este quadro tem casos em que sem saber o que fazer os responsáveis começam a super pressionar a criança sem mesmo investigar a causa dessas dificuldades e isso posso garantir que é super nocivo a todos.
A dica é que ao perceber que seu pequeno não está conseguindo avançar e que ele se senti desmotivado para cumprir com os deveres escolares assuma uma postura ativa em busca do que realmente está por trás do não aprender.
Outra dica é tratar de maneira individualizada, ou seja, não é por que seu vizinho falou que isso é dificuldade de aprendizagem que é ou que você acha que é preguiça e portanto é, como dito acima cada caso é um caso e muitos são os motivos que geram essa problemática.
Veja, o aprender é um ato de esforço que demanda desafios para todos nós e isso quer dizer que para todas as novas informações recebidas temos um certo tempo para assimilar e arquivar como um novo saber, e cada indivíduo tem o seu "relógio" para esse processo.
Então, ter paciência para aguardar esse "clique" é importante, mas quase sempre que esses pensamentos invadem a cabeça não é esse tempo do processo que está em jogo, muitas das vezes, existem condições que inspiram uma investigação maior a fim de saber a causa para proporcionar uma intervenção adequada e voltar a fazer as pazes com a dinâmica escolar, que deveria ser prazerosa e cheia de curiosidades.
Veja alguns sinais de alerta para as dificuldades de aprendizagens:
Crianças em idade pré-escolar podem ter:
- Problemas e demora com a fala;
- Problema para aprender cores, formas, letras e números;
- Não conseguir rimar palavras;
- Possuir problemas com coordenação motora;
- Não conseguir se manter focado, com atenção por muito tempo.
Crianças já na idade escolar podem ter dificuldades em:
- Seguir instruções;
- Ser organizado em casa;
- Entender e assimilar orientações verbais;
- Aprender ensinamentos e lembrar das informações;
- Ler, soletrar e falar palavras;
- Escrever claramente (ou talvez com uma letra não tão compreensível);
- Fazer cálculos matemáticos;
- Terminar as lições de casa.
Caso esteja vivendo uma situação parecida busque em primeiro lugar conversar com a professora, se necessário, marque um horário e fale de seus anseios e preocupações, a ouça com cuidado e se necessário busque um psicopedagogo para um estudo mais aprofundado.
Espero ter auxiliado um pouquinho e caso tenha alguma dúvida e queira uma segunda opinião utilize o campo dos comentários que o responderei o mais breve possível.
Continuem lendo o blog, siga no Instagram (@mariachrispsicopedagoga) e página do Facebook
Comentários
Postar um comentário