Brinquedos Eletrônicos ou Educativos?


 

Ah o brincar!! Brincar é algo tão mágico que nem os adultos escapam dessa magia, cada oportunidade é única e garante momentos de distração e relaxamento.

Talvez por isso adultos tendem a pensar que a criança quando brinca somente está se entretendo , se distraindo, mas como já dizia Mario Quintana ..." As crianças não brincam de brincar. Brincam de Verdade."

E é por isso que selecionar os brinquedos mais adequados para esse brincar de verdade faz toda a diferença no desenvolvimento cognitivo e psicológico da criança e então  qual brinquedo oferecer aos nossos pequenos? 

Os chamativos eletrônicos com todos os seus apelos de movimento, luz e sons ou os educativos com suas linhas simplórias, feitos na maioria das vezes de madeira, e sem movimentos automatizados?

Embora os brinquedos eletrônicos sejam bem atrativos, uma boa parte deles, oferecem pouca estimulação e praticamente brincam sozinhos, aperta aqui, puxa ali e já começam a correr de lá pra cá, acenderem suas luzes e não demora para o barulho começar.

Ao contrário dos educativos que permitem que os pequenos interajam e explorem possibilidades, estimulando seu raciocínio, coordenação motora, formas, cores, noção de quantidade e por aí vai.

Os blocos de montar ,por exemplo, tão simples e oferecem vários benefícios, até parece brincadeira de gente grande, veja:

Motricidade: com o manuseio das peças os movimentos dos dedos e das mãos, por exemplo, são bastante trabalhados, ajuda o desenvolvimento da coordenação motora fina

Operações Matemáticas: a construção com blocos contribui para as noções de espaço e proporção estimulando o raciocínio lógico, portanto facilitará a compreensão das operações básicas da matemática como subtração, divisão, adição.

Cognição: vai ajudar a desenvolver habilidades de resolução de problemas, planejamento e organização;

Imaginação: A construção de blocos incentiva a pensar, criar e imaginar. No seu mundo de faz conta , muitas vezes, vai externalizar suas emoções e sentimentos.

Viu quantas contribuições para o desenvolvimento das crianças?  e estou exemplificando somente os blocos de montar, mas temos uma infinidades de brinquedos educativos. 

Não quero dizer com isso que os eletrônicos não servem pra nada, mas como já sabem acredito que tudo tem seu tempo e na primeira/segunda infância, os educativos, são imprescindíveis.🎠🎠🎠🛩️🛩️🛩️

Agora na adolescência esse tipo de brinquedo perderá o seu encanto dando espaço para os diversos eletrônicos disponíveis no mercado.🤖🤖🤖🤖, fora isso, várias estruturas cognoscitivas já foram  estimuladas e fortificadas para prosseguirem em seu desenvolvimento.

Espero ter auxiliado um pouquinho e caso tenha alguma dúvida ou queira uma segunda opinião utilize o campo dos comentários que o responderei o mais breve possível.  

Continuem lendo o blog, siga no Instagram (@mariachrispsicopedagoga e página do Facebook 

Quem sou:

Maria Christina
Psicopedagoga/Pedagoga CBO 2394/25
Especialista em Produção de Materiais Pedagógicos
Professora  Polivalente (anos iniciais)
Orientadora Educacional

Após ler este artigo, que tal ler: Jogos & Celulares...Heróis ou vilões da aprendizagem?  









Comentários

Postagens mais visitadas