Escrever à mão ou digitar?


Muitas coisas estão mudando na educação e concordo com quase todas, tudo precisa  evoluir, mas têm algumas que  a cautela é necessária.

A introdução das tecnologias educacionais nas séries iniciais tem seus benefícios, mas nem sempre que existe a adesão de uma nova ferramenta permanece o incentivo pela anterior, na maioria das vezes anulam como se esta para mais nada servisse e é essa parte que preocupa.

Consideramos que a tecnologia tem como um dos seus objetivos facilitar a ação humana, logo, a linguagem assim como as técnicas de escrita, fala e leitura são tecnologias. 

Utilizar por exemplo um tablets, computadores ou smathfones em aulas, desde que bem mediados, dinamizam as atividades despertando maior interesse e motivação, quanto a isso acredito que não há duvidas e /ou divergências.

Agora já ouvi, em um dos meus atendimentos, que uma professora tem utilizado quase que exclusivamente essas ferramentas com alunos de 4° série do ensino fundamental I.

A escrita à mão é fundamental para o treino da coordenação motora, a criação de ideias e ainda contribui com a memorização e atenção, até mesmo os adolescentes ainda estão em fase de maturação cerebral imagine uma criança de 9 ou 10 anos. No mínimo três áreas do cérebro ficam ativas na hora do escrever, isso quer dizer que essa atividade proporciona uma verdadeira ginástica cerebral.

Fora que quando estamos escrevendo um texto estamos fazendo escolhas de letras, palavras, acentos e pontuação, é um processo criativo e é errando e acertando que aprendemos a grafia correta das letras, que assimilamos como escrever as palavras corretamente (que contribui nas questões ortográficas da língua).

A digitação trabalha poucos movimentos que com prática podemos adquirir, mas tudo no seu tempo, outro ponto desfavorável é a  ajuda dos aplicativos que completam palavras automaticamente, impedindo o pensar questionador da construção das palavras e atrapalhando o aprendizado da grafia correta, ou seja, a criança só precisa clicar na opção oferecida pelo aplicativo ela não precisa pensar..

Veja o quanto como o manuscrito favorece:

Visual: ajuda na capacidade que os olhos têm para trabalhar em conjunto;

Movimento :  habilidade para pegar no lápis e/ou caneta; aprende a mover olhos, mãos e antebraços sem precisar mexer outras partes do corpo ao mesmo tempo;

Linguagem: organização de ideias;

Memória:  reforça a memória e a atenção , pois o processo exige que se lembre das formas das letras e de seus movimentos para escreve-las;

Percepção espacial: contribui na percepção do espaço para elaboração de uma atividade;

Como podemos perceber são muitos os benefícios do escrever à mão, isso não significa que digitar é ruim ou maléfico, mas não há simplesmente substituir esse processo somente porque temos novas tecnologias. O mais prudente a fazer é combinar ambos, utilizando cada um com um intencionalidade pedagógica.

Espero ter auxiliado um pouquinho e caso tenha alguma dúvida ou queira uma segunda opinião utilize o campo dos comentários que o responderei o mais breve possível.  

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Quem sou:

Maria Christina
Psicopedagoga/Pedagoga CBO 2394/25
Especialista em Produção de Materiais Pedagógicos
Design Instrucional

Após ler este artigo, que tal ler: Dicas para melhorar os estudos das crianças  

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