100 ml de Frustração Fortalece a Aprendizagem

100 ml de Frustração Fortalece a Aprendizagem
100ml de Frustração Fortalece a Aprendizagem

Frustração é conhecida como um sentimento ou uma emoção que aparece quando não conseguimos algo esperado, é aquela  sensação de incapacidade que tando incomoda, é a barreira que se precisa transpor para alcançar um objetivo. 

Assim como toda emoção que aparentemente percebemos como negativa surge para nos ajudar a transformar algo em nossas vidas, a frustração, aparece quando precisamos de novos olhares e ações diante dos desafios diários.


Fácil entender esse conceito, mas ao pensar na emoção "Frustração" voltado à aprendizagem outro significado pode ser mais construtivo e que expõe de forma clara o seu importante papel para o processo de aprender, seria assim:

frustração
substantivo feminino

1. EDUCAÇÃO

Caminho de acesso para aquisição de novos saberes, etapa primordial do processo de apropriação de conceitos desconhecidos.  

Origem

ETIM lat. frustratĭo,ōnis 'contratempo, falha'


Após ressignificar esse sentimento tão reprimido em nossas crianças nos dias atuais, pode-se perceber que ela não é tão vilã assim,aliás, muito pelo pelo contrário, saber lidar com ela é chave para um aprender prazeroso e envolvente, por isso afirmar que 100 ml de Frustração fortalece a Aprendizagem é verdadeiramente seguro.
Aprender implica em saber lidar com frustrações, o ciclo “erro⇨erro⇨erro=aprendizagem" é exatamente o caminho de acesso para a aquisição de novos saberes, não há registro de aprendizagem sem esta etapa, em grau maior ou menor o " erro" sempre está presente. 

Quando não se permite, repetidas vezes, que a criança sinta-se incapaz, inferior e insatisfeita no momento em que algo saiu errado, as estruturas responsáveis por regularem este comportamento ficam inativas e abrem espaço para um comportamento mimado, infantilizado e recheado de apelos emocionais, sendo este um cenário extremamente nocivo para a etapa primordial do processo de aprendizagem - erro/ frustração -.  

A falta de disciplina, de rotina, de organização, de limites e responsabilidades, são hábitos inadequados que são reforçados, ora para evitar o enfrentamento e confrontos familiares, ora simplesmente porque se quer proteger a criança para não machucá-la emocionalmente. Mas quando utilizamos essas estratégias de proteção estamos contribuindo para a formação de indivíduos despreparados, com personalidade frágil e desequilibrados para encarar os NÃOS do cotidiano,inclusive do escolar.

Ser protetor e permissivo demais impede que a criança acesse os caminhos para a construção de saberes novos e não permite que ela perceba que mesmo que não deu certo na primeira vez , poderá conseguir na segunda, terceira, quarta...ou no tempo dela. O ciclo constante de erro e acertos é como colocado no conceito acima, é a  " etapa primordial para apropriação de conceitos desconhecidos, sem ele não há aprendizagem saudável.

Portanto, prescrever 100 ml de Frustração é uma atitude responsável e de amor, pois deixar que eles colham as consequências de seus erros e que aprendam a lidar com uma emoção que os desafiam irá desperta-los para a infinita capacidade de mudança para transformar falhas e contratempos em conhecimentos e experiências, consequentemente a sensação de fortalecimento e segurança se fará presente.

Espero que este texto possa ajudar em algo e para mais conteúdos continuem lendo nosso blog, nos sigam no Instagram (@nucleoamao)  e página do Facebook (@nucleoamao).


Maria Christina
Psicopedagoga/Pedagoga
Especialista em Produção de Materiais Pedagógicos
Orientadora Educacional

Após ler este artigo, que tal ler: Como lidar com as ameaças da era digital?

Comentários

  1. Excelente!!! Praticar a rotina nos dias de hoje é um grande desafio!!! Muito esclarecedor e didático o texto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas