100 ml de Frustração Fortalece a Aprendizagem
 |
100ml de Frustração Fortalece a Aprendizagem |
Frustração é conhecida como um sentimento ou uma emoção que aparece quando não conseguimos algo esperado, é aquela sensação de incapacidade que tando incomoda, é a barreira que se precisa transpor para alcançar um objetivo.
Assim como toda emoção que aparentemente percebemos como negativa surge para nos ajudar a transformar algo em nossas vidas, a frustração, aparece quando precisamos de novos olhares e ações diante dos desafios diários.
Fácil entender esse conceito, mas ao pensar na emoção "Frustração" voltado à aprendizagem outro significado pode ser mais construtivo e que expõe de forma clara o seu importante papel para o processo de aprender, seria assim:
frustração
substantivo feminino
1. EDUCAÇÃO
Caminho de acesso para aquisição de novos saberes, etapa primordial do processo
de apropriação de conceitos desconhecidos.
Origem
⊙ ETIM lat. frustratĭo,ōnis 'contratempo,
falha'
Após ressignificar esse sentimento tão reprimido em nossas crianças nos dias atuais, pode-se perceber que ela não é tão vilã assim,aliás, muito pelo pelo contrário, saber lidar com ela é chave para um aprender prazeroso e envolvente, por isso afirmar que 100 ml de Frustração fortalece a Aprendizagem é verdadeiramente seguro.
Aprender implica em saber lidar com frustrações, o ciclo “erro⇨erro⇨erro=aprendizagem" é exatamente o caminho de acesso para a aquisição de novos saberes, não há registro de aprendizagem sem esta etapa, em grau maior ou menor o " erro" sempre está presente.
Quando não se permite, repetidas vezes, que a criança sinta-se incapaz, inferior e insatisfeita no momento em que algo saiu errado, as estruturas responsáveis por regularem este comportamento ficam inativas e abrem espaço para um comportamento mimado, infantilizado e recheado de apelos emocionais, sendo este um cenário extremamente nocivo para a etapa primordial do processo de aprendizagem - erro/ frustração -.
A falta de disciplina, de rotina, de organização, de limites e responsabilidades, são hábitos inadequados que são reforçados, ora para evitar o enfrentamento e confrontos familiares, ora simplesmente porque se quer proteger a criança para não machucá-la emocionalmente. Mas quando utilizamos essas estratégias de proteção estamos contribuindo para a formação de indivíduos despreparados, com personalidade frágil e desequilibrados para encarar os NÃOS do cotidiano,inclusive do escolar.
Ser protetor e permissivo demais impede que a criança acesse os caminhos para a construção de saberes novos e não permite que ela perceba que mesmo que não deu certo na primeira vez , poderá conseguir na segunda, terceira, quarta...ou no tempo dela. O ciclo constante de erro e acertos é como colocado no conceito acima, é a " etapa primordial para apropriação de conceitos desconhecidos, sem ele não há aprendizagem saudável.
Portanto, prescrever 100 ml de Frustração é uma atitude responsável e de amor, pois deixar que eles colham as consequências de seus erros e que aprendam a lidar com uma emoção que os desafiam irá desperta-los para a infinita capacidade de mudança para transformar falhas e contratempos em conhecimentos e experiências, consequentemente a sensação de fortalecimento e segurança se fará presente.
Espero que este texto possa ajudar em algo e para mais conteúdos continuem lendo nosso blog, nos sigam no Instagram (@nucleoamao) e página do Facebook (@nucleoamao).
Maria Christina
Psicopedagoga/Pedagoga
Especialista em Produção de Materiais Pedagógicos
Orientadora Educacional
Excelente!!! Praticar a rotina nos dias de hoje é um grande desafio!!! Muito esclarecedor e didático o texto
ResponderExcluir