Seu filho é TDAH ou sem limites?
Seu filho é TDAH ou sem limites?
O fator da tabela que vale ressaltar e que é um indicativo preponderante para a busca de uma avaliação profissional é a questão do "ambiente", um indivíduo com TDAH não consegue controlar seus impulsos, portanto se seu filho se comporta em determinados ambientes conforme o esperado para aquele local, cinema por exemplo, provavelmente ele também esteja pedindo socorro, mas por limites.
Se caso tenha identificado fatores da coluna de TDAH sugiro a busca de um profissional capacitado (psicopedagogos, neurologistas, neuropediatras), a avaliação psicopedagógica, por exemplo, consiste na realização de vários testes para exclusão do transtorno que é uma doença reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
![]() |
****Seu filho é TDAH ou sem limites? |
Um questionamento que a cada dia surge com mais frenquencia nos corredores escolares, clinicas ou espaços terapêuticos é exatamente esse:
-- Meu filho é TDAH ou sem limites?
De fato, os comportamentos são semelhantes e provocam certas dúvidas que por muitas vezes acabam confundindo os pais, fator preocupante, pois alguns acabam protelando a busca de um profissional especializado por achar que simplesmente se trata de uma criança sem limites.
Não incentivo a busca desnecessária e desesperada por clínicas ou muito menos a uma ação medicamentosa, mas sim atuar como fonte de informação para desmistificar alguns comportamentos e assim facilitar a tomada de decisão de algumas famílias.
Podemos observar vários pontos que divergem de quem é desobediente(sem limites) dos que são portadores do Transtorno de Déficit de Atenção, que pode ser combinado com Hiperatividade ou com Hiperatividade e Impulsividade, ou não.
ALGUNS FATORES DE DISTINÇÃO DO TDAH
|
||
SINTOMAS
|
TDAH
|
SEM LIMITES
|
Desatenção
Hiperatividade
Impulsividade
|
Apresentam os sintomas antes dos 12 anos de idade.
|
Sintomas isolados e passageiros, podem aparecer a qualquer fase da
infância ou adolescência (em situação de stress).
|
Dificuldades de aprendizagem
|
Como
neurodesenvolvimento ocorre de forma diferente o portador frequentemente
possui várias dificuldades de aprendizagem.
|
Podem ou não apresentar alguma dificuldade de
aprendizagem, mas dificilmente mais que uma.
|
Dificuldade em controlar
comportamentos
|
Não conseguem controlar seus impulsos mesmo quando são repreendidos.
|
São capazes de controlar e compreender repreensões.
|
Socialização
|
Bastante prejudicada por não conseguir controlar
seus impulsos. Perdem amigos.
|
Normal, não há prejuízos.
|
Ambientes
|
Não há diferença em local, ela é “agitada” em casa, na escola, no
cinema, nas férias não importa onde esteja.
|
Geralmente comporta-se “normal” em determinados contextos, ou seja,
ações inadequadas apenas em um lugar.
|
Núcleo Amao Apoio Psicológico e Psicopedagógico
|
O fator da tabela que vale ressaltar e que é um indicativo preponderante para a busca de uma avaliação profissional é a questão do "ambiente", um indivíduo com TDAH não consegue controlar seus impulsos, portanto se seu filho se comporta em determinados ambientes conforme o esperado para aquele local, cinema por exemplo, provavelmente ele também esteja pedindo socorro, mas por limites.
Se caso tenha identificado fatores da coluna de TDAH sugiro a busca de um profissional capacitado (psicopedagogos, neurologistas, neuropediatras), a avaliação psicopedagógica, por exemplo, consiste na realização de vários testes para exclusão do transtorno que é uma doença reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
É importante estar atento aos comportamentos e aos lugares que ocorrem a inadequação para auxiliar não só em uma tomada de decisão assertiva, mas como também para realizar uma intervenção efetiva.
Espero ter contribuído um pouco com as dicas e até a próxima semana..
Maria Christina
Psicopedagoga
Especialista em Produção de Materiais Pedagógicos
Após ler este artigo, que tal ler: Rotina para os pequenos Engessar ou Flexibilizar
Comentários
Postar um comentário