Modalidade de Aprendizagem



O aprender é um processo natural do ser humano, aprendemos a todo momento e em qualquer lugar, afinal, estamos aqui  para experienciar e transformar nosso pensar e agir para interagir com o nosso meio de forma mais equilibrada, proveitosa e humana.

Mas embora esse processo seja nato tem suas nuances e cada indivíduo o internaliza personificando-o, dando ao processo o seu jeito, a sua cara. Logicamente que desde o nascimento o meio em que se vive influencia positivamente ou não na construção da modalidade de aprendizagem do sujeito.

Segundo Piaget a aprendizagem humana é constituída por dois movimentos no processo de adaptação, ou seja, para que o individuo adapte uma nova estrutura ele (intelectualmente) fará dois movimentos:

1.       Assimilação = que é o movimento do processo de adaptação  onde os elementos do ambiente se alteram para ser incorporados às estruturas do organismo.

Aqui o sujeito explora o objeto do conhecimento e interpreta a realidade externa, ainda não possui o entendimento do que é ou pra que serve tal objeto, mas o “disseca-o” buscando assimilar com significados internos pré-existentes.

2.       Acomodação = é o movimento do processo de adaptação onde o organismo altera-se de acordo com as características do novo objeto incorporado.

Nesta parte do processo, as estruturas do organismo absorvem o novo objeto e modifica-se, ou seja, transforma o objeto em novo conhecimento e incorpora-o em si.

Fernández (1991, p.109)...Assim, um processo inteligente, no qual a assimilação e a acomodação se achem em equilíbrio, sem que uma delas predomine excessivamente sobre a outra, constitui uma adaptação inteligente (Piaget).

Bom, a chave como sempre é o equilíbrio, esses movimentos precisam estar nivelados, nem tanto um nem tanto o outro, caso contrário o individuo poderá apresentar  uma modalidade de aprendizagem com certo desajuste, caracterizando numa aprendizagem sintomatizada, podendo operar de maneira:

Hiperassimilativa/Hipoacomodativa

Hiperassimilação: O sujeito não resigna-se ao aprender, predomina-se os aspectos subjetivo  sobre os objetivos, destaca-se os aspectos lúdicos, extrapolando muitas vezes do real,é a desrealização do pensamento. Esta sintomatização vem acompanhada com a hipoacamodação.

Hipoacomodação:   O sujeito tem dificuldade na internalização de objetos, tem reduzido contato com o objeto, tem déficit na representação simbólica, faltou estímulos, provável abandono.

Em geral, os problemas de aprendizagem se enquadram nesta modalidade, (sindromes e/ou psicóticos).

Ou poderá operar de forma:

Hiperacomodativa/Hipoassimilativa

Hiperacomodação = O sujeito estima de maneira exacerbada a imitação,não tem iniciativa, é submisso e acrítico, seu contato com  a subjetividade é quase nulo.

Hipoassimilação= O sujeito tem pouco contato com  o objeto, esquemas empobrecidos, déficit lúdico e criativo, prejuízo na capacidade de criar, imaginar.

Fernández (1991, p.110)...Lamentavelmente, a modalidade de aprendizagem Hiperacomodativa/hipoassimilativa é a vedete de nosso sistema educativo. Muitos “bons alunos”  encontram-se nesta situação

Com certeza é o que encontramos com grande facilidade nas carteiras escolares, fazem parte deste grupo os alunos que têm dificuldade de criar,  possui imitação esteriotipada, muitos são exímios copistas, o aprendizado não é significativo, mas não fogem às regras estabelecidas e não vão além daquilo que foi solicitado.

 Ou pode operar também de forma:

Hipoacomodativa/Hipoassimilativa

Hipoacomodação:   O sujeito tem dificuldade na internalização de objetos, tem reduzido contato com o objeto, tem déficit na representação simbólica, faltou estímulos, provável abandono.

Hipoassimilação = O sujeito tem pouco contato com  o objeto, esquemas empobrecidos, déficit lúdico e criativo, prejuízo na capacidade de criar, imaginar.

 Este grupo não reproduz e nem fantasia, possuem inibição cognitiva.

Para exemplificar melhor veja a ilustração abaixo:



Elefante, Jantar, Animais, Bonito, Restaurante


Respostas de crianças podem ocorrer da seguinte forma:

 

Modalidade de aprendizagem com equilíbrio nos movimentos assimilativo e acomodativos:

 "O pai elefante e seu filhinho estão jantando, tomando sopa, mas o papai já comeu muito.Depois vão para o parque brincar e esperar a mamãe elefante para irem ao cinema."

 

Hiperassimilativa/Hipoacomodativa

O elefante grande e o pequeno estavam comendo, ai um papagaio veio e quis sopa também, mas o elefante grande pegou ele e jogou lá na selva junto com os leões e depois num lago cheio de caracóis.


Hiperacomodativa/Hipoassimilativa

Uma família de elefante, pai e filho, estão tomando sopa na tigela, sentados na mesa redonda com toalha verde e branca. Estão jantando.

 

Hipoacomodativa/Hipoassimilativa

Elefantes...(muito silêncio) só isso...elefantes...não sei mais.


Como podemos ver identificar as modalidades de aprendizagem é um passo bastante significativo quando estamos diante de alunos, principalmente, daqueles que apresentam certas características que sinalizam um pedido de ajuda, não é mesmo?? 


Espero ter ajudado de alguma maneira, continuem lendo o blog, siga no Instagram e página do Facebook.


Quem sou:

Maria Christina
Psicopedagoga/Pedagoga CBO 2394/25
Especialista em Produção de Materiais Pedagógicos
Design Instrucional


Após ler este artigo, que tal ler: Quinto Passo: Manipulação Fonêmica







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas