Modalidade de Aprendizagem
Mas embora esse processo seja nato tem suas nuances e cada indivíduo o internaliza personificando-o, dando ao processo o seu jeito, a sua cara. Logicamente que desde o nascimento o meio em que se vive influencia positivamente ou não na construção da modalidade de aprendizagem do sujeito.
Segundo Piaget a aprendizagem humana é constituída por dois movimentos no processo de adaptação, ou seja, para que o individuo adapte uma nova estrutura ele (intelectualmente) fará dois movimentos:
1. Assimilação = que é o movimento do processo de adaptação onde os elementos do ambiente se alteram para ser incorporados às estruturas do organismo.
Aqui o sujeito explora o objeto do conhecimento e interpreta a realidade externa, ainda não possui o entendimento do que é ou pra que serve tal objeto, mas o “disseca-o” buscando assimilar com significados internos pré-existentes.
2. Acomodação = é o movimento do processo de adaptação onde o organismo altera-se de acordo com as características do novo objeto incorporado.
Nesta parte do processo, as estruturas do organismo absorvem o novo objeto e modifica-se, ou seja, transforma o objeto em novo conhecimento e incorpora-o em si.
Fernández (1991, p.109)...Assim, um processo inteligente, no qual a assimilação e a acomodação se achem em equilíbrio, sem que uma delas predomine excessivamente sobre a outra, constitui uma adaptação inteligente (Piaget).
Bom, a chave como sempre é o equilíbrio, esses movimentos precisam estar nivelados, nem tanto um nem tanto o outro, caso contrário o individuo poderá apresentar uma modalidade de aprendizagem com certo desajuste, caracterizando numa aprendizagem sintomatizada, podendo operar de maneira:
Hiperassimilativa/Hipoacomodativa
Hiperassimilação: O sujeito não resigna-se ao aprender, predomina-se os aspectos subjetivo sobre os objetivos, destaca-se os aspectos lúdicos, extrapolando muitas vezes do real,é a desrealização do pensamento. Esta sintomatização vem acompanhada com a hipoacamodação.
Hipoacomodação: O sujeito tem dificuldade na internalização de objetos, tem reduzido contato com o objeto, tem déficit na representação simbólica, faltou estímulos, provável abandono.
Em geral, os problemas de aprendizagem se enquadram nesta modalidade, (sindromes e/ou psicóticos).
Ou poderá operar de forma:
Hiperacomodativa/Hipoassimilativa
Hiperacomodação = O sujeito estima de maneira exacerbada a imitação,não tem iniciativa, é submisso e acrítico, seu contato com a subjetividade é quase nulo.
Hipoassimilação= O sujeito tem pouco contato com o objeto, esquemas empobrecidos, déficit lúdico e criativo, prejuízo na capacidade de criar, imaginar.
Fernández (1991, p.110)...Lamentavelmente,
a modalidade de aprendizagem Hiperacomodativa/hipoassimilativa é a vedete de
nosso sistema educativo. Muitos “bons alunos” encontram-se nesta situação.
Com certeza é o que encontramos com grande facilidade nas carteiras escolares, fazem parte deste grupo os alunos que têm dificuldade de criar, possui imitação esteriotipada, muitos são exímios copistas, o aprendizado não é significativo, mas não fogem às regras estabelecidas e não vão além daquilo que foi solicitado.
Hipoacomodativa/Hipoassimilativa
Hipoacomodação: O sujeito tem dificuldade na internalização de objetos, tem reduzido contato com o objeto, tem déficit na representação simbólica, faltou estímulos, provável abandono.
Hipoassimilação = O sujeito tem pouco contato com o objeto, esquemas empobrecidos, déficit lúdico e criativo, prejuízo na capacidade de criar, imaginar.
Este grupo não reproduz e nem fantasia, possuem inibição cognitiva.
Respostas de crianças podem
ocorrer da seguinte forma:
Modalidade de aprendizagem com equilíbrio nos movimentos assimilativo e acomodativos:
"O pai elefante e seu filhinho estão jantando, tomando sopa, mas o papai já comeu muito.Depois vão para o parque brincar e esperar a mamãe elefante para irem ao cinema."
Hiperassimilativa/Hipoacomodativa
O elefante grande e o
pequeno estavam comendo, ai um papagaio veio e quis sopa também, mas o elefante
grande pegou ele e jogou lá na selva junto com os leões e depois num lago cheio
de caracóis.
Hiperacomodativa/Hipoassimilativa
Uma família de elefante, pai e filho, estão tomando sopa na tigela, sentados na mesa redonda com toalha verde e branca. Estão jantando.
Hipoacomodativa/Hipoassimilativa
Elefantes...(muito silêncio) só isso...elefantes...não sei mais.
Como podemos ver identificar as modalidades de aprendizagem é um passo bastante significativo quando estamos diante de alunos, principalmente, daqueles que apresentam certas características que sinalizam um pedido de ajuda, não é mesmo??
Espero ter ajudado de alguma maneira, continuem lendo o blog, siga no Instagram e página do Facebook.
Quem sou:
Excelente! Muito obrigada por compartilhar o conhecimento.
ResponderExcluir