Interferências das emoções na aprendizagem




Problemas emocionais e dificuldades de aprendizagem andam de mãos dadas, muitas questões emocionais e/ou comportamentais são manifestadas através de baixo desempenho e insucesso escolar.
Emoção é alavanca para a aprendizagem,  a criança aprende quando estimulada afetivamente ou emocionalmente, um exemplo: aprende a falar porque alguém fala com ela e isso gera uma emoção  que envolve diretamente as suas habilidades cognitivas.

Muitas dificuldades de aprendizagem não são causadas por limitações cognitivas, mas sim pela presença de algo emocional que gera um mal estar que ofusca o desejo de conhecer novos conceitos e deixa uma certa neblina no prazer de aprender.

É comum na escola crianças desestabilizarem não necessariamente pelo contexto escolar, mas sim por possíveis desorganizações internas propiciadas pela condição em que se deu seu desenvolvimento é isso não é conciliável com o processo de aprendizagem.

“No processo de aprendizagem é de extrema importância o papel das emoções e dos afetos, uma vez que o aprender está relacionado, entre outras coisas, com o clima emocional em que ocorre a aprendizagem. A qualidade das relações e a clima emocional em que ocorrem as intervenções da aprendizagem são de extrema importância no desenvolvimento das crianças.”


Emoções como: agitação,olhar,sorriso, choro entre outras,  são pistas para pais e educadores, pois podem indicar processos importantes quando ocorrem fora da “normalidade” dessa criança e são sinais que devem ficar atentos, pois cada vez mais as dificuldades surgem em idades bem precoces, a observação é uma ferramenta muito útil.    

As principais características das crianças com dificuldades emocionais na aprendizagem são:

  Falta de atenção;
  Inquietude (confundida algumas vezes com hiperatividade);
  Tristeza;
  Agressividade verbal e física;
  Impulsividade;
  Apatia;
  Imaturidade.


No quadro abaixo têm algumas sugestões para pais e educadores auxiliarem essas crianças lidarem com suas dificuldades



Quadro 1- Estratégias para Professores e educadores ajudarem
a criança a lidar com as dificuldades de aprendizagem
Fomentar a motivação
Implementar atividades em que a criança demonstre interesse, entusiasmo, confiança e que a leve a envolver-se mais na realização das mesmas.
Expressar as emoções
Estimular na criança a importância de partilhar os seus sentimentos e emoções com professores e educadores.
Reforço positivo
Elogiar e valorizar conduz à melhoria de atitudes e comportamentos. Encorajar o autocontrolo, faz a criança estar motivada para outras atividades que venham a surgir.
Promover a autoconfiança
Implementar trabalhos de grupo, para que a criança sentindo o apoio por parte dos colegas, comece a libertar-se e a ganhar autoconfiança.
Valorizar a participação
Estimular e valorizar a participação da criança em atividades que vão de encontro às suas capacidades
Fortalecer a autoestima
Reforçar os sentimentos de valor pessoal da criança (sorrisos, contacto visual). Dar elogios ou reforços - exemplo: Pedro, és bom a...;
O apoio na escola
Apoiar e acolher a criança é um papel fundamental desempenhado pelos educadores/professores e irá facilitar o processo de aprendizagem e o ultrapassar das dificuldades sentidas pela criança.


Esperamos ter ajudado de alguma maneira, continuem lendo o blog, nos siga no Instagram (@nucleoamao)  e página do Facebook (@nucleoamao).

Quem somos:

Karina Bezerra
Psicóloga  CRP 06/76634
Psicoterapia Cognitiva Comportamental

Maria Christina
Psicopedagoga/Pedagoga CBO 2394/25
Especialista em Produção de Materiais Pedagógicos


Comentários

Postagens mais visitadas