Efeito Colateral das Crianças Expostas a Telas
Um estudo da Universidade de Alberta, nos Estados Unidos, dirigido pelo professor associado Dr. Piush Mandhane, alerta para o mau uso de tecnologias e seus possíveis efeitos colaterais.
Foi possível constatar que crianças que ficam expostas mais de duas horas em frente de uma tela, todos os dias, podem desenvolver o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ,e não é um percentual irrelevante, na verdade ela tem 7,7 vezes mais chances de desenvolver comparando com uma criança que não possui esse hábito e que passam apenas 30 minutos ou menos.
O estudo vai além,mostra que as crianças que praticavam alguma atividade física por mais de duas horas semanais tinham menos probabilidade de ter problemas de saúde mental.
Mandhane declara à "ABC News":
"As crianças devem desenvolver um relacionamento saudável com telas entre 3 a 5 anos de idade",
"Nossos dados sugerem que entre zero e 30 minutos por dia é a quantidade ideal de tempo em frente a uma tela."
Para pré-escolares de 2 a 5 anos, a sugestão da Academia Americana de Pediatria é limitar o uso da tela para no máximo uma hora por dia e para os menores de 2 anos o único tempo de tela recomendado é para conversas de vídeo, lembrando que independentemente da idade a programação deve ser de alta qualidade e que preferencialmente os pais assistam juntos, pois as crianças aprendem assistindo e conversando com seus tutores.
Esperamos ter ajudado de alguma maneira, continuem lendo o blog, nos siga no Instagram (@abensa) e página do Facebook (@abensa).
Quem somos:
Maria Christina
Psicopedagoga/Pedagoga CBO 2394/25
Especialista em Produção de Materiais Pedagógicos
Karina Bezerra
Psicóloga CRP 06/76634
Psicoterapia Cognitiva Comportamental
Comentários
Postar um comentário