Disciplina Antiga X Disciplina Moderna
Existiram muitas mudanças no modo
de educar os filhos nos últimos tempos, muitos pais se sentem frustrados ao
utilizar as mesmas abordagens de educação, antes tão eficazes, hoje sem nenhum efeito. Muitas explicações
podem ser dadas, mas vou citar uma das principais: a evolução da sociedade.
Há algumas décadas existiam
muitos papéis de submissão, tudo era aceito sem muito questionamento e assim a
vida seguia. Hoje em dia dificilmente um adulto está disposto a aceitar um
papel submisso, acatar ordens não fundamentadas ou até mesmo deixar de reivindicar
algo que acredite estar no seu direito.
As crianças e adolescentes se espelham nos adultos de sua convivência, portanto estão simplesmente seguindo esse exemplo.
As crianças e adolescentes se espelham nos adultos de sua convivência, portanto estão simplesmente seguindo esse exemplo.
Outro fator impulsionado pela
nova dinâmica da sociedade é a diminuição das oportunidades das crianças e
adolescentes aprenderem sobre responsabilidade e motivação, muitos filhos de “antigamente”
precisavam ser colaboradores da economia familiar, começavam a trabalhar cedo
ou precisavam auxiliar de alguma forma na rotina familiar, para que seus pais
conseguissem trabalhar.
Hoje, como muito é visto, várias crianças
e adolescentes recebem incentivos em excesso sem nenhum esforço da sua parte,
deixando assim de desenvolver uma atitude responsável, além de não
desenvolverem o sentido de responsabilidade, muitos não se sentem motivados.
Isso pode acontecer quando os pais privam as crianças de oportunidades para contribuírem
de forma responsável, mas o que isso quer dizer?
Filhos que independente dos
comportamentos, recebem recompensas demais, possivelmente formarão padrões de
comportamento que seguirão por toda a vida, esperam que a vida os bonifique,
pois aprenderam que não é necessário se empenhar, ter motivação, para receber o
que “merecem”.
Um dos princípios básicos da Psicologia é que nossos
comportamentos são modificados por suas consequências, ou seja, a
consequência determina a frequência
desse comportamento. Estamos o tempo todo agindo no mundo e as consequências
dessas ações determinarão se continuamos ou não a agir dessa maneira.
Provavelmente você já ouviu falar sobre Reforço Positivo e Reforço Negativo não
é? Reforço é a consequência que aumenta a probabilidade de um comportamento.

⇘ REFORÇO ⇒ AUMENTA FREQUÊNCIA ⇒ COMPORTAMENTO
Pais e professores utilizam os
reforços no dia a dia muitas vezes sem perceber, exemplo:
Aqui temos o exemplo
de REFORÇO POSITIVO
utilizado de forma INEFICAZ
Comportamento
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Consequência
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Efeito
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No shopping Joãozinho grita e se joga no chão, insistindo para os
pais comprarem um boneco.
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Os pais compram o boneco (acréscimo)
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Aumenta a probabilidade de o Joãozinho ter a mesma atitude quando
quiser um brinquedo.
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Agora um exemplo de REFORÇO POSITIVO
utilizado de forma EFICAZ
Comportamento
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Consequência
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Efeito
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Maria estudou muito e conseguiu tirar notas boas na escola.
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Os pais a levam para um passeio no parque de diversões (acréscimo).
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Aumenta a probabilidade da Maria se empenhar para tirar boas notas
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Exemplo de REFORÇO NEGATIVO
utilizado de forma INEFICAZ
Comportamento
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Consequência
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Efeito
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Beatriz finge estar com dor de cabeça para fazer a lição de casa.
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Seus pais permitem que ela vá para cama sem fazer lição (ausência).
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Aumenta a probabilidade de a Beatriz utilizar de “desculpas” para não
fazer a lição de casa.
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Exemplo de REFORÇO NEGATIVO
utilizado de forma EFICAZ
Comportamento
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Consequência
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Efeito
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Pedro insiste em jogar vídeo game de madrugada, mesmo com os pais
explicando que é prejudicial para o seu sono.
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Os pais retiram o vídeo game do Pedro durante a noite (retirada).
Explicando que até ele ter um controle de sua utilização, não poderá jogar
nesse período.
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Aumenta a probabilidade do Pedro NÃO ter a mesma atitude quando voltar
a jogar vídeo game.
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Nesses exemplos percebemos que os
Reforços podem ser muito úteis para auxiliarem os pais em lidar com
comportamentos de seus filhos, são atitudes simples que podem produzir ótimos
resultados.
Reforço Positivo, não se refere
estritamente a algo bom e sim ao acréscimo de algo como consequência de um
comportamento, aumentando a frequência do mesmo. Assim como no Reforço Negativo, também não se
refere a algo ruim, mas sim ao aumento da frequência do comportamento pela
ausência ou retirada de algo.
É importante ressaltar que em
alguns casos é necessário procurar ajuda de um profissional que poderá oferecer
ferramentas para pais e filhos melhorarem o bem estar familiar.
Espero ter ajudado de alguma maneira, continuem lendo o blog, nos siga no Instagram (@nucleoamao) e página do Facebook (@nucleoamao).
Karina Bezerra
Psicóloga CRP 06/
Psicoterapia Cognitiva Comportamental
Psicoterapia Perinatal
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