Disciplina Antiga X Disciplina Moderna


Disciplina Antiga X  Disciplina Moderna 

Existiram muitas mudanças no modo de educar os filhos nos últimos tempos, muitos pais se sentem frustrados ao utilizar as mesmas abordagens de educação, antes tão eficazes,  hoje sem nenhum efeito. Muitas explicações podem ser dadas, mas vou citar uma das principais: a evolução da sociedade.

Há algumas décadas existiam muitos papéis de submissão, tudo era aceito sem muito questionamento e assim a vida seguia. Hoje em dia dificilmente um adulto está disposto a aceitar um papel submisso, acatar ordens não fundamentadas ou até mesmo deixar de reivindicar algo que acredite estar no seu direito.  
As crianças e adolescentes se espelham nos adultos de sua convivência, portanto estão simplesmente seguindo esse exemplo.

Outro fator impulsionado pela nova dinâmica da sociedade é a diminuição das oportunidades das crianças e adolescentes aprenderem sobre responsabilidade e motivação, muitos filhos de “antigamente” precisavam ser colaboradores da economia familiar, começavam a trabalhar cedo ou precisavam auxiliar de alguma forma na rotina familiar, para que seus pais conseguissem trabalhar.

Hoje, como muito é visto, várias crianças e adolescentes recebem incentivos em excesso sem nenhum esforço da sua parte, deixando assim de desenvolver uma atitude responsável, além de não desenvolverem o sentido de responsabilidade, muitos não se sentem motivados. Isso pode acontecer quando os pais privam as crianças de oportunidades para contribuírem de forma responsável, mas o que isso quer dizer?

Filhos que independente dos comportamentos, recebem recompensas demais, possivelmente formarão padrões de comportamento que seguirão por toda a vida, esperam que a vida os bonifique, pois aprenderam que não é necessário se empenhar, ter motivação, para receber o que “merecem”.

Um dos princípios básicos da Psicologia é que nossos comportamentos são modificados por suas consequências, ou seja, a consequência  determina a frequência desse comportamento. Estamos o tempo todo agindo no mundo e as consequências dessas ações determinarão se continuamos ou não a agir dessa maneira. Provavelmente você já ouviu falar sobre Reforço Positivo e Reforço Negativo não é? Reforço é a consequência que aumenta a probabilidade de um comportamento.
                                            

COMPORTAMENTO  ⇒     CONSEQUÊNCIA    ⇒     CONTROLA FREQUÊNCIA  ⇒        COMPORTAMENTO
   
                      ⇘     REFORÇO   ⇒         AUMENTA FREQUÊNCIA      ⇒     COMPORTAMENTO

Pais e professores utilizam os reforços no dia a dia muitas vezes sem perceber, exemplo:

Aqui temos o exemplo de REFORÇO POSITIVO utilizado de forma INEFICAZ
Comportamento
Consequência
Efeito
No shopping Joãozinho grita e se joga no chão, insistindo para os pais comprarem um boneco.
Os pais compram o boneco (acréscimo)
Aumenta a probabilidade de o Joãozinho ter a mesma atitude quando quiser um brinquedo.

Agora um exemplo de REFORÇO POSITIVO utilizado de forma EFICAZ
Comportamento
Consequência
Efeito
Maria estudou muito e conseguiu tirar notas boas na escola.
Os pais a levam para um passeio no parque de diversões (acréscimo).
Aumenta a probabilidade da Maria se empenhar para tirar boas notas

Exemplo de REFORÇO NEGATIVO utilizado de forma INEFICAZ
Comportamento
Consequência
Efeito
Beatriz finge estar com dor de cabeça para fazer a lição de casa.
Seus pais permitem que ela vá para cama sem fazer lição (ausência).
Aumenta a probabilidade de a Beatriz utilizar de “desculpas” para não fazer a lição de casa.

Exemplo de REFORÇO NEGATIVO utilizado de forma EFICAZ
Comportamento
Consequência
Efeito
Pedro insiste em jogar vídeo game de madrugada, mesmo com os pais explicando que é prejudicial para o seu sono.
Os pais retiram o vídeo game do Pedro durante a noite (retirada). Explicando que até ele ter um controle de sua utilização, não poderá jogar nesse período.
Aumenta a probabilidade do Pedro NÃO ter a mesma atitude quando voltar a jogar vídeo game.

Nesses exemplos percebemos que os Reforços podem ser muito úteis para auxiliarem os pais em lidar com comportamentos de seus filhos, são atitudes simples que podem produzir ótimos resultados. 

Reforço Positivo, não se refere estritamente a algo bom e sim ao acréscimo de algo como consequência de um comportamento, aumentando a frequência do mesmo.  Assim como no Reforço Negativo, também não se refere a algo ruim, mas sim ao aumento da frequência do comportamento pela ausência ou retirada de algo.

É importante ressaltar que em alguns casos é necessário procurar ajuda de um profissional que poderá oferecer ferramentas para pais e filhos melhorarem o bem estar familiar.

Espero ter ajudado de alguma maneira, continuem lendo o blog, nos siga no Instagram (@nucleoamao)  e página do Facebook (@nucleoamao).


Karina Bezerra
Psicóloga  CRP 06/
Psicoterapia Cognitiva Comportamental
Psicoterapia Perinatal
Treinamento de Pais




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